Foto: Braston
Nos dias de hoje, muitos edifícios são entregues pela Construtora com pisos permeáveis nas áreas comuns. Você sabe quais as vantagens e desvantagens desse tipo de piso?
Em primeiro lugar, o piso drenante é um piso de concreto executado com concreto permeável, material que possui pequenos orifícios que garantem que a água escoe pelos mesmos, facilitando o escoamento da água da chuva e evitando o acúmulo de água na superfície.
Com isso, a água da chuva é absorvida pelo solo, recarregando o lençol freático e evitando a sobrecarga dos sistemas de drenagem pluvial, diminuindo o risco de enchentes. Outra vantagem é que nos pisos drenantes, a água reaproveitada pode assumir outras funções. Eles são instalados por cima de um sistema de drenagem e a água da chuva é recolhida e armazenada em reservatórios para reúso, sendo reutilizada para regar os jardins.
A durabilidade e estética geral também são qualidades importantes desse piso.
O ponto desfavorável ainda é o custo um pouco superior aos demais, devido principalmente a sua espessura demandar uma maior quantidade de material para a produção.
Para a utilização em calçadas convém uma consulta a Prefeitura local, uma vez que o piso drenante possui uma superfície mais irregular, podendo dificultar sua utilização junto com a faixa táctil obrigatória nesses locais.
As qualidades desse material são inúmeras, mas o importante é que seja sempre especificado em um projeto específico elaborado por arquitetos e executado por empresa especializada, que vai garantir a instalação correta do material.